Quase todas as mulheres tem o desejo de ser mãe, mas essa decisão depende muito da realidade e da circunstância de cada pessoa. A decisão de ser mãe não pode se tornar uma obsessão entre o casal, nem tão pouco em uma circunstância sem consequências. Ter um filho é sim ter muitas responsabilidades e compromisso, uma decisão que deve ser tomada de maneira pensada e com tranquilidade.ser mãe

Em algum momento da vida a decisão de ser mãe circula pela cabeça de muitas mulheres, algumas não duvidam, e é o que sempre sonho em ser mãe, outras desejam, mas sentem medo ou insegurança, e outras, simplesmente não querem tanto quanto as demais, ter um filho. Em todo caso, a decisão de ser mãe só depende de você.

Mas o que é necessário para ser mãe

Para ser mãe, não se requer título nem experiência. Tão pouco é uma escolha que chega com um manual de instrução. Ninguém nasce preparado para ser uma mãe. Apenas, as mulheres que estão tentando ser mães podem obter informações como saúde, educação, gravidez e parto, seja na televisão, na rádio, ou através da internet. Inclusive já existem algumas escolas para pais.

A experiência de cada mulher em ser mãe, é única, pessoal e incomparável. Uma mãe com ou sem marido, biológica ou adotiva, será sempre uma mãe, sem diferenças.

Você está preparada para ser mãe

Para se tomar essa decisão converse com seu parceiro, pois é com ele que você vai compartilhar cada momento da gravidez, essa relação entre os pais é importante para o bebê,  outro fato importante é o custo, ter um bebê aumenta a dispensa e sim custa caro, recomendo que tenham uma economia e planejar essas dispensas.

Manter uma boa alimentação antes e durante a gravidez é muito importante, se planeje para o melhor momento da sua vida sem estresse, sem tensão pois momentos assim podem acarretar a ansiedade e depressão.

Ouvir relatos de experiência de outras mães, é muito recomendável. No entanto, lembre-se cada pessoa é cada pessoa e cada um tem sua orientação então se precisa segui orientações que sejam do seu obstetra.

 Quando uma mulher está determinada de que quer ser mãe, nem sempre consegue na primeira tentativa. Mas, não deve deixe que a insegurança invada sua vida. Tenha paciência. Tudo chega quando tem que chegar. Não se desespere nunca. Eu passei por isso e recomendo que foque em outras atividades.

É importante que busque um bom médico, para ter boas orientações sobre sua fertilidade, possíveis riscos, alimentação, saúde, etc. Não rejeite nenhuma explicação. Assim se sentirá mais segura. Se desejar ter um filho, não acumule dúvidas.