Alimentos que as Grávidas Não Podem Comer

Quando estiva grávida das meninas, tinha muito medo de comer alguns alimentos como ovos mal passado e salsicha crua, pois me falaram que não podia, na época nem fui olhar, mais preferir prevenir do que remediar, mais será mesmo que tem restrições para as grávidas, e em busca dessa verdade fui pesquisar.

Sim tem alimentos que podem ser nocivos a saúde das mamães e bebês e é melhor evitar, alguns nutricionista  cortam do cardápio das gestantes alguns alimento não para impedir delas comerem e sim para terem cuidados redobrado evitando assim qualquer problema durante os nove meses.

Trago alguns alimentos para deixar fora da geladeira e dispensa das gestantes

 photo file-tilapia_zpsrvskqlh7.jpg

Carnes e peixes crus

A carnes brancas, e vermelhas tem proteínas e tem que está no cardápio das grávidas, porém esses alimentos consumidos cruos ou mal passadas não prejudica o desenvolvimento do bebê. O problema é a possível contaminação por bactérias e protozoários, que depende da armazenagem e da procedência.
 photo mi_972318157724318_zpswtbaiygq.jpg

Cafés e bebidas energéticas

Bebidas estimulantes,  no caso o café, causam o aumento da frequência cardíaca em todo mundo que as consome. Porém, as gestantes já possuem essa frequência alterada, devido ao desenvolvimento do feto e à maior circulação de sangue dentro do corpo. Investir neste tipo de bebida pode contribuir para que a pressão arterial vá às alturas, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança. Além disso, as bebidas energéticas possuem vários conservantes em sua composição. Como não existem estudos que comprovem a segurança total de seu consumo, melhor passar longe!
 photo Cha-Verde-650 - Copia_zpsyy22qxfi.jpg

Chás

Toda a erva pode ter, em grandes quantidades, substâncias prejudiciais, inclusive inflamatórias ou que afetam o trato gastrointestinal, podendo provocar diarreias. Os chás comuns, como erva-doce, camomila e hortelã, podem ser tomados sem preocupação, desde que moderadamente. Chás mate, verde, branco, preto, canela e sene devem ser evitados.
 photo e201Bebida-alcolica-d-mau-hlito - Copia_zpso1svtomf.jpg

Bebidas alcoólicas

O  álcool está associado à malformação fetal. Ele pode ultrapassar a barreira placentária e prejudicar o desenvolvimento do bebê ou evoluir para uma gravidez prematura.
 photo f73510b91889_zpskbvnuhn2.jpg

Embutidos

 Alimentos como presunto, salsicha, salame e mortadela são cheios de conservantes. Todo alimento artificial deve ser evitado, devido à presença dessas e de outras substâncias químicas, como os estabilizantes. “Esses componentes são contraindicados durante a gravidez porque, neste período, o sistema imunológico da mulher se torna mais ativo. Daí que o organismo pode reagir exageradamente aos compostos químicos, o que resultaria em uma alergia.
 photo 53b2cc01f2969_zpsx3hzm0sl.jpg

Ovos

 Mal fritos ou cozidos os ovos trazem bactérias que podem causar  entre complicações no e parto prematuro,sem contar que provoca um grave quadro de diarreia e vômitos. E a gravidez é um péssimo momento para enfrentar uma crise dessas. Mas, você não precisa cortar os ovos do seu cardápio. A dica é consumi-los fritos ou cozidos, desde que a gema esteja dura. E nunca negligencie as receitas que levam ovo cru em sua composição e que, portanto, também podem representar riscos. É o caso das maioneses.
 photo soda1025-e1319633915792_zpssedtojyz.jpg

Refrigerantes

 

Podem causar estufamento gástrico, mas não são proibidas Em casos de gastrite ou refluxo, o problema pode ser intensificado.  E as versões zero e light possuem muito sódio, que podem mexer com a pressão arterial, o que é particularmente prejudicial na gravidez.

Esses alimentos consumidos de maneira exagerada, ou de maneira errada podem sim provocar partos, prematuros e complicações no parto o melhor é mesmo ter cuidados e uma boa alimentação na gravidez.

  1. Oi tudo bem?
    Eu não sabia que gravidas não podia comer tudo isso, é uma pena, porque tem mulheres que adoram estes alimentos.
    Gostei muito de saber, vai que engravido um dia, e ja sei o que não comer.

  2. Mulher, eu só sabia da bebida alcoólica dos outros não, estou bastante surpresa com sua lista. Vou mostrar as dicas para prima, ela é louca por sushi e talvez não saiba disso, faça mal no começo da gravidez ou pode comer mas com moderação? tipo, você fica comigo da contaminação né?
    Dicas super importantes, bjs!

  3. Por aqui estou fazendo uma alimentação mais balanceada, mas alguns alimentos não tem como fugir, eu por exemplo, sou viciada em café, se não tomar pelo menos um dedinho de café por dia, minha cabeça queima de dor, então, para não ter que apelar para medicação eu optei por tomar um dedo apenas por dia.
    Outra coisa que adoro são carnes mal passadas, mas esse evitei mesmo, pois sei que faz mal rs
    Beijos
    Janis

  4. Confesso que sabia dos riscos, afinal sou bióloga, mas não consegui deixar de comer peixe cru!!!!
    Carne mal passada eu não curto, tem que ser bem sola kkk
    Mas devemos ficar atentas principalmente na procedência dos alimentos!!
    BJKS

  5. Oi lindona… quanta dica bacana pras grávidas! Eu não fazia idéia de alimentos que grávidas pode ou não comer. =S
    Eu não preciso dessas dicas mas irei indicar seu blog quando surgir alguma amiga minha gravidinha hahaha
    Bjooo

  6. Olá!
    Amei o post, muito importante. Muitas mulheres não tem esses cuidados. Eu deixei de comer muita coisa na minha gravidez e também aprendi a comer muita coisa que fazia bem. Bjs
    dicasdrishop.blogspot.com.br

  7. Oi Nanda, ótimo post. Eu não sabia que embutidos e refrigerante era prejudicial, os outros eu tinha uma noção. Tenho uma conhecida que entrou em trabalho de parto aos 7 meses devido a uma intoxicação alimentar, comeu um salgado de rua e passou muito mal, teve diarréia e vomitos , isso forçou as contrações do utero, ela estava grávida de gêmeos. Porem só um dos bebês sobreviveu infelizmente, o que sobreviveu ficou internado por uns 2 meses até pegar o peso. Realmente todo cuidado é pouco qnd se fala de gestantes. bjin

  8. Nossa muito importante saber dessas precauções na alimentação , eu como não tive essa informação na época das minhas gestações , consumi grande parte desses alimentos , mas ainda bem que Deus é grande não tive problema nenhum com os meus filhos .

    Beijos!

  9. Nossa, nunca imaginei que ovo, refrigerante e peixes não podiam ser ingeridos, pois minha vida toda sempre vi gravidas comendo todos os produtos da sua lista, e muito mais o café. Bom saber disso agora, pois quando eu for mamãe irei cuidar pra não comer nada disso

  10. Ótimo posts para as mamães de plantão, eu não sabia de metade desses alimentos que não podiam ser consumidos na gravidez, mas o bom é que nem todos são proibidos, mas sim tem uma forma certa de ingeri-los sem ser prejudicial para a mamãe e o bebê né. Tenho certeza que esse post vai ajudar muita gente! 🙂
    lepetitblondie.blogspot.com.br

  11. Nossa, quantos alimentos as grávidas não podem comer, sinceramente não sabia que eram tantos assim. Nunca pensei que chá fizesse mal. Já vi muitas grávidas tomando chá para não engordar muito durante a gravidez, agora lendo o seu post vi como funciona. Café também já vi várias tomando para ficarem mais alertas, porém concordo que aumenta a frequência cardíaca, não só nelas, como também em pessoas normais. Gostei muito das dicas. Beijos, Érika

    http://www.queroseralice.com.br