Respiração Infantil- Seu filho dorme de boca aberta ?

 A respiração incorreta pode apresentar vários motivos para a criança dormir com a boca aberta seja,  resfriado, alergia, presença de adenoide, principalmente à noite, para dormir. Entretanto, esse período de respiração oral deve ser curto, somente enquanto persistir o problema, pois o normal é respirar pelo nariz.
Desde que o bebê nasce ele deve respirar pelo nariz. A respiração pelo nariz permite o aquecimento, umidificarão e filtração do ar que chega aos pulmões. Entretanto, muitas crianças apresentam uma respiração mista, isto é, às vezes respiram pelo nariz e às vezes respiram pela boca. As causas podem ser muitas, tais como problemas anatômicos, desvio de septo ou crescimento da adenoide, malformações,  fatores inflamatórios,  infecções, no caso da minha filha teremos que fazer cirurgia das amídalas e adenoides ela tem muita carne no nariz idade ideal 10 anos, meio complicado pelo SUS mais indo a luta.  

Respiração não feita de modo correto pode afetar os estudos

A respiração feita somente via oral compromete a educação na infância. A criança tenderá a ficar cansada em suas brincadeiras e em atividades físicas. Na fase da alfabetização, ela poderá sofrer dificuldade em manter a atenção, por consequência, ficará mais agitada e até mesmo agressiva com os colegas, pois terá mais dificuldade em se concentrar.

 photo sono_zpsed940256.jpg

Como observar se seu filho estar fazendo a respiração corretamente

Para descobrir se seu filho apresenta problemas de respiração, fique atenta se seu filho dorme com a boca aberta, ronca, baba durante o sono e tem pesadelos frequentes. Outros indícios de que a respiração está sendo feita de forma inadequada estão ligados ao sono agitado, olheiras, diminuição de olfato e paladar, sonolência ou agitado durante o dia, assim como dificuldade de aprendizagem ou desconcentração.

Procure um especialista para saber exatamente qual tratamento seu filho vai precisar fazer, sua observação e relato ao médico são muito importantes e também acompanhamento desde pequeno.
Até a próxima bjs Nanda
  1. Verdade, Nanda!
    Meu filho sempre respirou pela boca…minha sogra e minha mãe viviam perguntando se eu tive algum desejo na gravidez que não tivesse sido satisfeito , pois o bebê poderia ter nascido 'aguado' kkkkkkkkkkkkkk O fato é que ele tinha uma rinite alérgica daquelas, que facilmente evoluia para bronqueolite…após os 02 anos com um tratamento adequado, as crises cessaram, mas ele continuou respirador bucal. A dentista encaminhou à um otorrinolaringologista e à fonoaudióloga para avaliação…Aguardemos os próximos capítulos. Já o caçula, nasceu quando eu já sabia prevenir as alergias, então não tem este problema…Perfeito seu post, muito útil! queria ter lido algo assim, quando o Rodrigo ia nascer, sério!!
    Beijão, querida
    Alê
    #clickfb
    Blog: Diva Todo Dia

  2. Oi Nanda, Maria já teve um pouco disso tudo.. boca aberta, agito, babando, etc…
    Hoje está com probleminha anatômico que nem percebemos mas o dentista sim. Resultado: aparelho daqui uns dias… Semana que vem vamos ver o que ele terá como resultado pra gente..

    Desejo sorte em sua busca pela cirurgia! Deus abençoe! Beijos beijos

  3. As vezes ela dorme sim, mas não é sempre. Gostei das informações que trouxe no post de hoje amiga.
    Vou me informar com um profissional.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

  4. Nossa, Nanda… Seu post caiu do céu.
    Meu Gabriel de 2 aninhos, tenho observado que ele tem tido muitos pesadelos e anda dormindo com a boquinha aberta. A agitação durante o dia está a cada dia mais frequente. Vou procurar a orientação médica… Se não leio seu post, ia passar desapercebido e acabar prejudicando meu baby.
    Muito obrigada.

    Beijinhos,
    http://www.julianefreire.com.br

  5. Nossa que postagem interessante, minha filha dorme de boca aberta.
    Assim como eu, desde que me entendo por gente respiro pela boca, por causa das minhas adenoides.
    Adorei a dica, postagem muito instrutiva. Beijos