Quando surgiu o surto de Microcefalia em bebês por causa do Zika, fiquei preocupada. Como um simples inseto poderia prejudicar tanto.

Para ficar mais informada fui pesquisar mais sobre essa doença que vem afligindo o nosso país.

MICROCEFALIA

Microcefalia em bebês

O que é microcefalia

É uma condição neurológica em que a cabeça e o cérebro da criança é menor comparado a de outras criança da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Uma criança com essa doença pode apresentar atraso mental, dificuldade em andar, problemas na fala, hiperatividade e convulsões. Além disso  as crianças apresentam a cabeça menor que o normal, podendo necessitar de ajudar para comer, tomar banho e andar por exemplo.

MICROCEFALIA

Sessão de Fisioterapia

Como tratar a Microcefalia

A microcefalia não tem cura, e o tratamento pode ser feito com sessões semanais com fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia para estimular e diminui o retardo metal da criança e o desenvolvimento tardio.

Dicas para melhor a vida de uma criança com Microcefalia

Para melhorar a fala, é necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo, além disso os pais devem cantar pequenas canções e falar sempre olhando nos olhos, os gestos ajudam muito.

Fazer fisioterapia essas sessões evitam o atrofiamento e aumentam o equilíbrio. Pilares, alongamentos podem ajudar.

Terapia ocupacional ajuda a criança serem independentes como escovar os dentes sozinhos, tentar comer sozinho entre outras tarefas comuns.

É importante deixa a criança em escolas normais, para que ela possa interagir ao máximo com outras crianças. Brincadeiras em frente ao espelho.

Em alguns casos será necessário o uso de remédios, e em outros a cirurgia, os casos são vastos, não existem apenas um caso isolado, não se pode generalizar, tem crianças que vão se adaptar de uma forma incrível diante dessa doença e outras não.